Só Exatas | Cursos

COMPARTILHE

Redação na UFSC 2016/2017 – Conheça as peculiaridades

05/07/2016

O vestibular da UFSC 2016/2017 será nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2016, sendo a redação no último dia.

Os temas propostos costumam partir de um título, de imagens (fotos, pinturas ou charges) ou de textos em prosa e poesia oferecidos como motivação.
De um modo geral, remetem a assuntos diversos de atualidades. Não costumam tratar de fatos ocorridos no último semestre, mas de questões sobre as quais já se pode fazer uma reflexão, estabelecer uma conexão e formar um posicionamento, a partir de elementos estudados no ensino médio, sobretudo em filosofia, sociologia, história e geografia.
Além disso, a banca da federal catarinense tem explorado temáticas inspiradas nas obras literárias de leitura obrigatória.

A partir desses elementos, os alunos devem demonstrar capacidade para organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados ou informações, elaborar argumentos com coerência e coesão textual de acordo com os critérios da norma culta.

 

Cuidado para não fugir do tema

 

Para evitar esse deslize, que pode custar a desclassificação da redação, é importante ler e interpretar a proposta com cuidado e atentar para as seguintes dicas:
- sublinhe as palavras com maior carga de significado nos textos apresentados na proposta, procurando fazer traduções mentais do que podem significar;
- procure as informações do enunciado que revelam uma perspectiva particular sobre o tema;
- substitua palavras complexas por equivalentes mais familiares;
- busque reconhecer os vínculos internos na sequência dos textos do tema;
- ative todo seu conhecimento sobre o assunto;
- faça uma lista de questões que fazem sentido abordar;
-decida: qual é, afinal, o centro da questão apresentada?

 

Fonte:http://www.ofpalavra.com.br/redacao-ufsc-temas/