Sisu 2020: Datas de inscrição, Resultado e Informações Importantes
16/02/2021O Ministério da Educação (MEC) já possui previsão para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021, que serão realizadas no período de 6 a 9 de abril. O prazo ainda não foi confirmado, mas isso deve acontecer em breve pela pasta.
As datas foram sugeridas pelo diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa Silva, em reunião virtual do Colégio de Pró-Reitores e Graduação das IFES (Cograd), pertencente à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
De acordo com o Diretor, o MEC prevê inscrições entre os dias 6 e 9 de abril, resultado no dia 14 de abril e matrículas entre os dias 14 e 19 do mesmo mês.
A confirmação ainda depende do aval do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário de Ensino Superior, Wagner Villas Boas.
Datas SiSU 2021/1
-
Inscrições: 6 a 9 de abril;
-
Resultado: 13 de abril;
-
Matrícula: 14 a 19 de abril;
-
Manifestação pela lista de espera: 13 a 19 de abril
Sisu 2021 Inscrição
A inscrição para o Sisu é disponibilizada após a divulgação do Resultado do Enem, e é realizada por meio do site do mec (https://sisu.mec.gov.br/#/).
Sisu 2021: Quando começa a inscrição com a nota do Enem 2020?
Na edição de 2021, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abrirá inscrição após a divulgação do Resultado do Enem 2020, programado para 29 de março, devido ao adiamento da realização das provas do Exame, causado pela pandemia Covid-19.
Como concorrer a uma vaga no Sisu 2021?
Poderá fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2021:
-
O estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, seja Impresso ou Digital;
-
Que obteve nota na redação diferente de zero;
-
Não tenha participado do Enem na condição de “treineiro”.
Como se inscrever?
O candidato deverá acessar o site do Mec e especificar:
-
Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
-
A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
-
às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
-
b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
-
c) às vagas destinadas à ampla concorrência.
-
Classificação
Conforme edital, abaixo os critérios para a classificação de candidatos no Sisu:
-
Maior nota na redação;
-
Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
-
Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
-
Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
-
Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Lista de Espera
Para participar da lista de espera, o CANDIDATO, que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet; no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.
O candidato deverá acompanhar as convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera; observando prazos; procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico; estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.
Edital Sisu 2021
O Ministério da Educação divulgará ainda em dezembro de 2020, o edital com demais informações relativas à seleção de candidatos.
Fonte: Blog do Vestibular